/PROJETO

Benefícios dos TCs – MQB

Logo

Tema
Controle Externo

Núcleo
Presidência, Vice-Presidência de Desenvolvimento do Controle Externo

Pilar
Continuidade

Objetivo do Projeto

Fomentar a implementação de metodologia de registro e quantificação de benefícios, financeiros e não financeiros, das ações de controle de externo pelos Tribunais de Contas.

Por que isso é importante ?

Fortalece a imagem dos Tribunais de Contas como instituições efetivas e essenciais na melhoria da gestão e da governança pública do Brasil.

Atividades e Entregas

  • PortariaConstituição da comissão nacional do projeto, formalizada pela Portaria nº 23/2024.
  • Estruturação institucional da metodologia MQB, incorporada ao Plano de Gestão da Atricon como instrumento estratégico de mensuração de impacto dos Tribunais de Contas.
  • Divulgação pública nacional dos resultados de benefícios gerados pelos TCs, destacando o levantamento que apontou mais de R$ 400 bilhões em benefícios à sociedade em 2023, reforçando a relevância e impacto do controle externo.
  • Realização de workshop técnico dedicado à capacitação de servidores de TI no Sistema de Quantificação de Benefícios (SQB), desenvolvido pelo TCMRio — evento promovido em 02/abr/2025, no formato online, com a coordenação da Atricon em parceria com o Instituto Rui Barbosa.
  • Realização de ciclo nacional de capacitações regionais, iniciado em 2025 com eventos no TCE-RS (Região Sul), no TCE-CE (Região Nordeste) e no TCE-RO (Região Norte). As capacitações contam com instrutoria especializada e produção de materiais estruturantes pelo TCM-Rio, referência na disseminação das boas práticas do MQB. As regiões Sudeste e Centro-Oeste terão seus encontros em 2026, sob coordenação do TCMRio, do TCE-GO e do TCM-GO, concluindo a cobertura nacional do ciclo formativo.
  • Disponibilização de materiais técnicos, registros e orientações metodológicas, integrados ao ecossistema do MQB e abertos ao público por meio da plataforma oficial.

O que estão falando por ai ?

Quem faz parte desse time ?