Fortalecer as unidades de comunicação dos órgãos de controle em todo o Brasil, com a intenção de ampliar o acesso a informações de interesse da população, incentivar práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação da sociedade nas decisões por meio de ações de comunicação.
Por que isso é importante ?
Contribui para ampliar o conhecimento e a capacitação das equipes de assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas para estimular a disseminação de informações que oportunizem à população o acesso a direitos essenciais e aos serviços públicos.
Atividades e Entregas
O projeto consistiu de 4 principais etapas: Pesquisa, Imersão, Treinamento e Planejamento. A pesquisa visou fornecer
um diagnóstico abrangente para subsidiar o trabalho. Na imersão, houve reuniões individuais com as equipes de
comunicação dos TCs para entender suas estruturas e atividades. Na etapa de treinamento, foram realizadas cinco
palestras sobre temas estratégicos identificados anteriormente. O planejamento envolveu a apresentação de planos de
comunicação individualizados para cada TC.
Janeiro e fevereiro – elaboração, aplicação e lançamento dos resultados da pesquisa que mapeou a situação das
assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas.
De março a maio – realização de 29 reuniões individuais de diagnóstico com as equipes dos 29 órgãos de controle que
aderiram ao projeto.
De março a junho – realização de cinco treinamentos e de novas reuniões individuais para as devolutivas. Durante as
reuniões imersivas, foram colhidos depoimentos e informações dos integrantes da Comunicação de cada Tribunal de
Contas, com a aplicação da ferramenta de marketing Análise de SWOT.
Nesse exercício, os profissionais identificaram as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na perspectiva
da comunicação.
Após essa etapa, começaram os treinamentos, no dia 16 de maio, com a palestra A força das Comunidades.
O último encontro foi no dia 26 de junho com o tema Gerenciamento de Crise.
Foram cinco palestras no total, com a participação de uma média de 50 pessoas por encontro ao vivo e um alcance de
pelo menos 200 pessoas com os materiais enviados - gravação do encontro e apresentação.
Os outros temas apresentados foram Linguagem Simples, LinkedIn - Modo de Usar e ESG.
Em seguida, iniciaram-se as devolutivas, com a apresentação dos planos de comunicação individualizado.
Foram produzidos 29 planos, um para cada tribunal participante. As reuniões começaram no dia 20 de maio e
terminaram no dia 26 de junho. Mais de 180 pessoas também participaram dessa etapa.
Ao todo, foram 29 Tribunais participantes, 185 profissionais treinados, todas as regiões contempladas, +60 encontros ao
longo do projeto, +70 materiais enviados, média de satisfação de 100% dos participantes..