/PROJETO

Comunica

Logo

Tema
Controle Externo

Núcleo
Vice-Presidência de Relações Político-Institucionais

Pilar
Inovação

Objetivo do Projeto

Fortalecer as unidades de comunicação dos órgãos de controle em todo o Brasil, com a intenção de ampliar o acesso a informações de interesse da população, incentivar práticas que favoreçam a transparência, a prestação de contas, o amplo acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação da sociedade nas decisões por meio de ações de comunicação.

Por que isso é importante ?

Contribui para ampliar o conhecimento e a capacitação das equipes de assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas para estimular a disseminação de informações que oportunizem à população o acesso a direitos essenciais e aos serviços públicos.

Atividades e Entregas

  • O projeto consistiu de 4 principais etapas: Pesquisa, Imersão, Treinamento e Planejamento. A pesquisa visou fornecer um diagnóstico abrangente para subsidiar o trabalho. Na imersão, houve reuniões individuais com as equipes de comunicação dos TCs para entender suas estruturas e atividades. Na etapa de treinamento, foram realizadas cinco palestras sobre temas estratégicos identificados anteriormente. O planejamento envolveu a apresentação de planos de comunicação individualizados para cada TC.
  • Janeiro e fevereiro – elaboração, aplicação e lançamento dos resultados da pesquisa que mapeou a situação das assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas.
  • De março a maio – realização de 29 reuniões individuais de diagnóstico com as equipes dos 29 órgãos de controle que aderiram ao projeto.
  • De março a junho – realização de cinco treinamentos e de novas reuniões individuais para as devolutivas. Durante as reuniões imersivas, foram colhidos depoimentos e informações dos integrantes da Comunicação de cada Tribunal de Contas, com a aplicação da ferramenta de marketing Análise de SWOT.
  • Nesse exercício, os profissionais identificaram as principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças na perspectiva da comunicação.
  • Após essa etapa, começaram os treinamentos, no dia 16 de maio, com a palestra A força das Comunidades.
  • O último encontro foi no dia 26 de junho com o tema Gerenciamento de Crise.
  • Foram cinco palestras no total, com a participação de uma média de 50 pessoas por encontro ao vivo e um alcance de pelo menos 200 pessoas com os materiais enviados - gravação do encontro e apresentação.
  • Os outros temas apresentados foram Linguagem Simples, LinkedIn - Modo de Usar e ESG.
  • Em seguida, iniciaram-se as devolutivas, com a apresentação dos planos de comunicação individualizado.
  • Foram produzidos 29 planos, um para cada tribunal participante. As reuniões começaram no dia 20 de maio e terminaram no dia 26 de junho. Mais de 180 pessoas também participaram dessa etapa.
  • Ao todo, foram 29 Tribunais participantes, 185 profissionais treinados, todas as regiões contempladas, +60 encontros ao longo do projeto, +70 materiais enviados, média de satisfação de 100% dos participantes..

O que estão falando por ai ?

Quem faz parte desse time ?