Fomentar o aprimoramento dos canais de diálogo e comunicação com a sociedade pelos Tribunais de Contas.
Por que isso é importante ?
Amplia a participação social no controle da gestão pública. Ao fomentar o aprimoramento dos canais de diálogo e comunicação, esse projeto fortalece o papel dos TCs como instituições promotoras da cidadania. A maior proximidade com a sociedade também contribui para o aprimoramento das políticas públicas ao permitir que os TCs identifiquem demandas e promovam ajustes, impactando positivamente no fortalecimento das politicas.
Atividades e Entregas
PortariaInstituição da coordenação do projeto por meio da Portaria nº 27/2024.
Reformulação do site e das redes sociais da Atricon, com adoção de linguagem cidadã e estratégias baseadas em dados, resultando em crescimento de público no Instagram de 215 mil para 1,4 milhão de pessoas em um ano.
Ampliação da presença institucional na mídia, com 1.566 matérias publicadas, além de 18 artigos do presidente da Atricon e 145 artigos de membros dos TCs em veículos nacionais relevantes.
Estabelecimento de parcerias estratégicas com TV Cidadã (TCE-AL) e STF, garantindo aos Tribunais de Contas programas semanais na Rádio Justiça e quinzenais na TV Justiça, ambos sem custos.
Integração com a Rede Secom, fortalecendo a atuação colaborativa de comunicação dos 33 Tribunais de Contas, alinhando conteúdos, orientações e estratégias de comunicação pública.
Fortalecimento de ações formativas com o Comunica Atricon I e II, o Prêmio Comunica Atricon e o projeto Reporta+, promovendo capacitação contínua de equipes de comunicação e ouvidoria, além da formação de jornalistas e estudantes (2.000+ inscrições).