/PROJETO

Meio Ambiente

Logo

Tema
Controle Externo

Núcleo
Vice-Presidência de Desenvolvimento do Controle Externo

Pilar
Continuidade

Objetivo do Projeto

Fomentar a atuação da ATRICON na temática e apoiar os Tribunais de Contas no controle externo de políticas relacionadas ao meio ambiente, por meio de ações coordenadas e debates técnicos que contribuam para a edição de normas e padrões de atuação.

Por que isso é importante ?

Visa contribuir para a redução da degradação ambiental e fortalecer o processo de governança, por meio do diálogo entre os atores envolvidos nas políticas ambientais e a viabilização quanto à obtenção de dados, conhecimentos e informações para os Tribunais de Contas, a fim de direcionar a seleção de objetos de controle e a assertividade nas decisões de controle externo.

Atividades e Entregas

  • PortariaInstituição da comissão nacional do projeto, formalizada pela Portaria nº 40/2024.
  • Ampliação do escopo nacional do projeto, que iniciou com foco no bioma Amazônia e evoluiu para contemplar todos os biomas brasileiros, promovendo convergência temática entre os Tribunais de Contas.
  • Fortalecimento e celebração de parcerias estratégicas, incluindo MapBiomas (monitoramento de desmatamento), Transparência Internacional Brasil (integridade ambiental), Ministério do Meio Ambiente (apoio ao PPCDAm) e Imazon (uso de IA para prevenção de queimadas).
  • Ampliação do acesso a dados e tecnologias ambientais, com disponibilização de sensoriamento remoto, alertas quase em tempo real e análises técnicas avançadas para apoiar auditorias ambientais dos Tribunais de Contas.
  • Elaboração de orientação técnica voltada à atuação dos Tribunais de Contas frente aos riscos e impactos da emergência climática, com diretrizes para prevenção, fiscalização de políticas ambientais e articulação institucional.
  • Produção de nota específica para apoiar os Tribunais na fiscalização das políticas de prevenção, monitoramento e combate às queimadas, oferecendo parâmetros para análise de risco e coordenação entre entes federativos.
  • Realização do encontro técnico sobre Governança Climática e Transparência de Dados: Avanços e Desafios no Âmbito dos Tribunais de Contas do Brasil nos dias 12 e 13 de maio, no TCM-SP.
  • Realização de webinário sobre estratégias climáticas e atuação dos Tribunais de Contas.
  • Realização de webinário sobre o papel dos Tribunais de Contas na indução de políticas ambientais de prevenção e combate às queimadas.
  • Realização do III CATC em Macapá (AP) em 2024, promovido pelo TCE-AP em parceria com a Atricon e o IRB, reunindo especialistas e representantes dos Tribunais de Contas para discutir a. governança ambiental, políticas de proteção da Amazônia e prevenção de desastres. O evento marcou o lançamento da Carta do Amapá – “A Amazônia que Queremos”, documento que estabeleceu diretrizes para o fortalecimento das estruturas ambientais, cooperação entre TCs e inclusão das comunidades tradicionais na agenda de controle externo.
  • Realização do IV CATC em Boa Vista (RR) em 2025, organizado pelo TCE-RR com apoio da Atricon e o IRB, ampliando o intercâmbio técnico sobre fiscalização ambiental, queimadas, mudanças climáticas e proteção da Amazônia. O congresso reforçou os compromissos assumidos na Carta do Amapá e consolidou ações coordenadas para o fortalecimento da governança ambiental no Sistema Tribunais de Contas.
  • Participação no projeto internacional ClimateScanner, coordenado pelo TCU, com contribuição direta no desenvolvimento do Painel Clima Brasil, que reúne dados integrados sobre ações governamentais de enfrentamento às mudanças climáticas.
  • Planejamento do Repositório Nacional de Boas Práticas Ambientais, voltado à sistematização de experiências exitosas e ao fortalecimento das auditorias ambientais no Sistema Tribunais de Contas.
  • Participação na COP-30, levando ao debate global a agenda ambiental do Sistema, com destaque para governança climática, prevenção de desastres e proteção da Amazônia, fortalecendo o reconhecimento internacional do papel dos TCs na sustentabilidade.
  • Apoio a iniciativas e publicações diversas sobre o tema meio ambiente.

O que estão falando por ai ?

Quem faz parte desse time ?