/NA MÍDIA

Atricon lança catálogo sobre Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas

18 de novembro de 2024

PROJETO(S) RELACIONADO(S):

Atricon lança catálogo sobre Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas

IA-nos-TCs-e1731954394467.jpg

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lançou, durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), o catálogo “Inteligência Artificial Generativa na Transformação Digital dos Tribunais de Contas”. A obra é fruto de uma ação colaborativa das Redes de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), de Secretários de Governança e Gestão (SGG) e do Projeto de Inteligência Artificial da entidade.

O catálogo reúne as soluções de IA generativa desenvolvidas e implementadas nos Tribunais de Contas (TCs) brasileiros que demonstram a importância e a relevância do uso de ferramentas destinadas a agilizar os processos, simplificar tarefas e aprimorar a prestação de serviços aos públicos interno e externo. Os mecanismos são considerados eficientes para fomentar a integração e a interação entre os Tribunais proporcionando, pelo compartilhamento dessas soluções, o aperfeiçoamento do Sistema de Controle Externo nacional.

No documento, 17 soluções são descritas detalhadamente, destacando funcionalidades, resultados alcançados, benefícios e contatos para viabilizar a exploração, adaptação e implementação das ferramentas conforme as necessidades institucionais das Cortes. Os instrumentos são projetados para, além de otimizar processos internos, melhorar a eficiência da fiscalização e promover uma gestão pública mais estratégica e mais transparente. 

Em comum, todas as soluções de IA adotadas pelos TCs oferecem eficiência operacional, precisão e redução de erros, transparência e accountability, suporte à tomada de decisões e inovação e modernização.

Ao comentar sobre a iniciativa, o presidente da Atricon, Edilson Silva, ressaltou que o esforço conjunto que resultou na elaboração do catálogo visa a fortalecer o controle externo e facilitar o intercâmbio de conhecimento e a integração entre os Tribunais. “Esperamos que este catálogo contribua para aprimorar a governança e a gestão pública, estimulando novas parcerias e incentivando o uso de tecnologias de ponta no controle externo”, ressaltou.

>> Clique aqui para acessar o catálogo