/PROJETO

Boas Práticas

Logo

Tema
Controle Externo

Núcleo
Vice-Presidência de Desenvolvimento do Controle Externo

Pilar
Continuidade

Objetivo do Projeto

Identificar, divulgar e estimular a cooperação e o compartilhamento – no âmbito do Sistema Tribunais de Contas – de métodos, processos, procedimentos ou estratégias de controle externo, de governança ou de gestão exitosos nessas instituições.

Por que isso é importante ?

Contribui para o fortalecimento da governança e o aprimoramento do controle externo, bem como promove a eficiência e a transparência no Sistema Tribunais de Contas. Além disso, incentiva a inovação contínua e a adoção de melhores práticas adaptadas às necessidades e contextos específicos de cada instituição.

Atividades e Entregas

  • PortariaConstituição da comissão nacional do projeto, formalizada pela Portaria nº 21/2024.
  • Mapeamento nacional de boas práticas alinhadas ao MMD-TC, resultando na apresentação de 98 experiências exitosas em 2024, abrangendo quase todos os indicadores e dimensões avaliadas.
  • Realização do 3º Laboratório de Boas Práticas em 2025, em parceria com o TCM-SP, reunindo representantes dos 33 Tribunais de Contas, com a apresentação de 81 práticas em cinco salas simultâneas, além da primeira palestra internacional do ciclo.
  • Desenvolvimento e lançamento do Portal de Boas Práticas, em parceria com o TCM-SP, reunindo apresentações, vídeos, materiais complementares e mecanismos de busca por tema, indicador, Tribunal e área de atuação, consolidando um repositório nacional dinâmico e interativo.
  • Organização e sistematização de materiais técnicos, incluindo conteúdos de apoio, contatos institucionais e documentação de práticas replicáveis, promovendo padronização e fortalecimento institucional.
  • Ampliação do compartilhamento de soluções inovadoras entre os Tribunais de Contas, por meio de oficinas, reuniões técnicas, grupos de trabalho e eventos nacionais, estimulando cultura de aprendizagem contínua.
  • Integração com o MMD-TC e demais projetos estratégicos da Atricon, assegurando coerência metodológica, intercâmbio de informações e incentivo à replicação de modelos exitosos.
  • Instituição do Prêmio Innovatio e seleção de iniciativas inovadoras, em parceria com o IRB.

O que estão falando por ai ?

Quem faz parte desse time ?