Fomentar a adoção das Diretrizes de Comunicação Social da Atricon pelos Tribunais de Contas, contemplando principalmente a gestão de redes sociais
Por que isso é importante ?
A comunicação eficaz é fundamental para aproximar os Tribunais de Contas da sociedade e dos jurisdicionados. Ao fomentar o uso das Diretrizes de Comunicação Social da Atricon, especialmente nas redes sociais, este projeto aprimora a transparência e fortalece a credibilidade dos TCs, permitindo que informações essenciais sobre o controle público cheguem a um público mais amplo. Isso contribui para a accountability e a compreensão do papel dos TCs
Atividades e Entregas
PortariaInstituição da Rede Secom por meio da Portaria nº 73/2024.
Consolidação da Rede Secom com a adesão dos 33 Tribunais de Contas, estabelecendo fluxo colaborativo de comunicação, compartilhamento de conteúdos e respostas conjuntas.
Execução dos Programas Comunica Atricon I e II, fortalecendo a formação de equipes de comunicação e ouvidoria dos Tribunais, com foco em linguagem cidadã, estratégias digitais e relacionamento institucional.
Desenvolvimento do Projeto Reporta+, realizado em parceria com a Abraji, voltado à formação de jornalistas e estudantes, ampliando a compreensão sobre o papel dos Tribunais de Contas e os mecanismos de controle.
Realização e fortalecimento do Prêmio Comunica Atricon, que reconhece práticas inovadoras de comunicação e ouvidoria dos Tribunais de Contas, promovendo referência técnica e disseminação de boas práticas no Sistema.
Realização do II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, realizado em 04 e 05 de Julho de 2024, em Vitória-ES, em parceria com o TCE-ES e entidades do Sistema TCs, com o tema transparência e democracia.
Realização do III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, nos dias 06 e 07 de agosto, em parceria com o TCE-RJ, TCMRIo e entidades do Sistema TCs, para debater estratégia, inovação e diálogo com a sociedade.
Aprimoramento da comunicação institucional a partir da Pesquisa Nacional de Imagem dos Tribunais de Contas, estudo pioneiro destinado a compreender percepções da sociedade e orientar estratégias de linguagem, transparência e engajamento.