/PROJETO

Relações Internacionais

Logo

Tema
Controle Externo

Núcleo
Vice-Presidência de Relações Internacionais

Pilar
Continuidade

Objetivo do Projeto

Promover o relacionamento institucional com as Entidades Fiscalizadoras Superiores e outros organismos internacionais e identificar boas práticas que possam ser compartilhadas com o Sistema Tribunais de Contas, inclusive àquelas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Por que isso é importante ?

Contribui para o aprimoramento da eficiência e para o alinhamento dos Tribunais de Contas com padrões globais.

Atividades e Entregas

  • PortariaInstituição da comissão nacional responsável pelo projeto, formalizada pela Portaria nº 47/2024.
  • Ampliação da participação de auditores de controle externo de diversos Tribunais de Contas no Conselho de Auditores da ONU, órgão que audita as finanças das entidades das Nações Unidas, fundos, programas e missões de paz, emitindo recomendações estratégicas para aprimoramento da governança global.
  • Manutenção e atualização contínua do hotsite ODS da Atricon, reunindo informações, documentos, dados e iniciativas dos Tribunais de Contas relacionadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
  • Participação ativa em eventos internacionais de controle externo, promovidos por organizações como EURORAI, OLACEFS e INTOSAI, reforçando o diálogo técnico, o intercâmbio de experiências e a presença institucional do controle externo brasileiro no cenário global.
  • Realização de visitas institucionais e participação em eventos técnicos promovidos por cortes de contas estrangeiras, visando conhecer práticas internacionais, compartilhar experiências brasileiras e fortalecer a cooperação multilateral em controle externo.
  • Aprimoramento do diálogo interinstitucional com organismos multilaterais, contribuindo para a internacionalização das discussões sobre governança, sustentabilidade e integridade no Sistema Tribunais de Contas.
  • Fortalecimento do alinhamento global do controle externo brasileiro, conectando boas práticas nacionais às tendências internacionais e promovendo visibilidade ao trabalho dos TCs em temas como sustentabilidade, governança pública e integridade.

O que estão falando por ai ?

Quem faz parte desse time ?