/PROJETO

Educação

Logo

Tema
Controle Externo

Núcleo
Presidência, Vice-Presidência de Desenvolvimento do Controle Externo

Pilar
Continuidade

Objetivo do Projeto

Contribuir para o fortalecimento das práticas de fiscalização e de auditoria educacional e com o controle externo da política pública educacional, promovendo transparência e acesso a dados essenciais que embasam decisões e monitoram a efetividade das políticas educacionais. Além disso, objetiva influenciar diretamente a formulação de políticas educacionais, incluindo uma atuação sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

Por que isso é importante ?

A importância deste projeto reside em sua capacidade de fomentar parcerias e articulação institucionais estratégicas, a exemplo do MEC, INEP e FNDE, e fortalecer a integração dos Tribunais de Contas em torno de um objetivo comum: elevar a qualidade e a efetividade do controle externo das políticas públicas educacionais.

Atividades e Entregas

  • Planejamento do projeto.
  • Esforço no sentido de solidificar algumas parcerias institucionais, sobretudo com as Secretarias de Educação Básica (SEB) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, para que os TCs possam colaborar no processo de formulação de políticas públicas voltadas à educação.
  • Participação ativa no Diagnóstico da Educação Infantil (Levantamento das filas de espera em creches), promovido pelo Gaepe-Brasil, assim como no Diagnóstico da Equidade (transversal ao projeto Consciência Cidadã).
  • Apoio na adesão ao Pacto Nacional pela Superação ao Analfabetismo
  • Orientação aos TCs no sentido de mobilizar as redes de educação no tocante aos recursos do Fundeb (VAAR/VAAT).
  • Apresentação de entregas/produtos do projeto em estande da Atricon durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu-PR, nos dias 11 a 14 de novembro/2024.
  • Articulação com o MEC/FNDE e INEP, cabendo citar: • o apoio na adesão ao Pacto Nacional pela Superação ao Analfabetismo. • a orientação aos TCs no sentido de mobilizar as redes de educação no tocante aos recursos do Fundeb (VAAR/VAAT). • o “memorial Microdados do INEP”.
  • Diagnóstico Educação Infantil produzido pelo Gaepe-Brasil, em parceria com a Atricon.
  • Outros informes da comissão, a exemplo da articulação com o TCU e CTE-IRB para oferecer uma crítica do controle externo brasileiro sobre o Projeto de Lei do Novo PNE.

O que estão falando por ai ?

Quem faz parte desse time ?