/PROJETO

Obras Públicas e Infraestrutura

Logo

Tema
Controle Externo

Núcleo
Vice-Presidência de Desenvolvimento do Controle Externo

Pilar
Continuidade

Objetivo do Projeto

Fomentar a atuação coordenada do Sistema Tribunais de Contas em relação às obras públicas e de infraestrutura por meio do incentivo à capacitação, do compartilhamento e institucionalização de conhecimento, da adoção de práticas uniformes de fiscalização sobre todas as etapas da execução de obras públicas e, do monitoramento de iniciativas legislativas e do estímulo ao aprimoramento do desempenho dos Tribunais alicerçado nas temáticas do QATC (Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas).

Por que isso é importante ?

Estimula o aperfeiçoamento das equipes técnicas; fomenta a uniformização de critérios de auditoria em âmbito nacional, trazendo maior segurança jurídica para os envolvidos; fomenta a abordagem de temas relevantes, de potencial impacto social e financeiro; e viabiliza contribuições tempestivas em iniciativas de lei que impactam nas obras públicas e infraestrutura.

Atividades e Entregas

  • Planejamento do projeto.
  • Apoio institucional da Atricon e participação de 3 representantes da Comissão no Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – ENAOP 2024 – ocorrido entre os dias 12 a 15 de junho, em Luís Correia-PI. “Planejamento de Infraestrutura” foi o tema central do evento.
  • Proposição de encaminhamentos em resposta ao Ofício nº 356/2024 do Confea, “quanto ao interesse da Atricon em intermediar a obtenção de informações entre o Confea e os Tribunais de Contas Estaduais para obter informações acerca de processos que possam impulsionar verificações de má conduta pública e infrações ao código de ética profissional, nos termos dos arts. 71 e 75 da Lei n.º 5.194 de 1966.”
  • Acompanhamento da tramitação dos Projetos de Lei relacionados especialmente às contratações de obras públicas, com base em informações disponibilizadas pela Assessoria Parlamentar da Atricon.
  • Reunião com a Rede Seconex e técnicos das unidades de fiscalização de obras e serviços de engenharia dos Tribunais de Contas, além de representantes do Ibraop e da Transparência Internacional Brasil, objetivando incentivar e implementar as diretrizes da Atricon para o controle externo de obras e serviços de engenharia, bem como os materiais técnicos elaborados pelo Ibraop, com destaque para os procedimentos de auditoria socioambiental.
  • Apresentação de entregas/produtos do projeto em estande da Atricon durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu-PR, nos dias 11 a 14 de novembro/2024.
  • Disseminação da Resolução Atricon 5/2022.
  • Divulgação de material técnico de Auditoria de Obras Públicas do Ibraop
  • Apoio e participação no Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas.
  • Avaliação de iniciativas legislativas sobre o tema Obras Públicas.
  • Possibilidade de parceria do Controle Externo com o Confea.

O que estão falando por ai ?

Quem faz parte desse time ?